Chocolate também é alimento funcional!

Os benefícios do chocolate

O mais conhecido vilão das dietas em prol da perda de peso é o chocolate. Docinho, cheiroso e gostoso, é difícil de resistir, principalmente entre o público feminino.

Bom, a boa notícia é que o chocolate pode deixar de ser vilão para se tornar aliado. Isto devido a presença de cacau na composição do chocolate. O cacau é a matéria prima da qual originou-se o chocolate.

A história conta que o primeiro europeu a descobrir as favas de cacau foi Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem às Américas, em 1502. Naquela época, o chocolate era servido em taças, como uma bebida, e era conhecido como bebida do amor ou elixir da felicidade. Outros chegaram a considerá-lo imundo, vindo diretamente de regiões infernais. Enfim, somente a partir do século XVIII é que começou a popularização do chocolate na Europa e foi o casamento de Luís XIII da França com Ana da Áustria o fato marcante para a difusão do chocolate no mundo: os monges espanhóis ofereceram chocolates de presente aos noivos. A corte francesa aderiu rapidamente à novidade, que chegou para transformar os hábitos dos nobres de toda a Europa.

De início, o chocolate foi consumido segundo a receita asteca, ou seja, as favas eram simplesmente secas, trituradas e amassadas. Sua industrialização começou em 1778, quando o francês Doret desenvolveu uma máquina para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau. Porém, o chocolate “moderno”, chocolate ao leite, só foi desenvolvido em 1870, quando a industria de conservação do leite impulsionou decisivamente a produção de chocolate industrial. Nesta época, Daniel Peter juntou leite à pasta de cacau e açúcar, dando-lhe um sabor diferenciado, sendo este o chocolate que conhecemos hoje.

Bom, agora que já sabemos como surgiu o chocolate, podemos dizer que o principal componente desta delícia é o cacau. E é esta matéria prima que possui os benefícios desta guloseima.

O cacau contém substâncias como ácido gálico, epicatecina, polifenóis e flavonóides, que exercem função cardioprotetora. Possui também substância como o aminoácido triptofano, alcalóides e cafeína, que proporcionam ao consumidor a melhora tanto do humor quanto da atividade mental, através do estímulo dos receptores de serotonina e dopamina. Além disto, os componentes do cacau aumentam os níveis de endorfina no cérebro dando a sensação de bem estar, bom humor e euforia.

Bom, podemos ver o quão benéfico é o cacau. E não para por aí!

O Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia, da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan divulgou que os ácidos fenólicos presentes no cacau, além da função antioxidante que eles apresentam, prevenindo o envelhecimento precoce de nossas células e prevenindo o acúmulo de gordura nas mesmas, interferem também na produção da leptina, hormônio da saciedade, e contribui na queima calórica.

Outro dado apontado na pesquisa, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura.

Mas ATENÇÃO! Agora que já sabemos dos benefícios do cacau, NÃO SAIA DESESPERADAMENTE CONSUMINDO CHOCOLATES!!! Todos estes benefícios são provenientes do cacau! Sendo assim, quanto maior o teor de cacau no chocolate, melhor os benefícios. Entende-se assim, quanto mais amargo o chocolate, melhor!

Os chocolates ao leite, normalmente encontrados nos mercados brasileiros, são aqueles com maior teor de açúcar e gordura hidrogenada, e assim, menores teores de cacau, contendo em média 25 % de cacau em sua formulação. Este tipo de chocolate não só pode como deve ser evitado em prol da saúde e, principalmente, quando o objetivo é a perda de peso.

Os chocolates meio amargos, com teor de cacau médio de 50 %, e amargos com teor de cacau acima de 60 %, são aqueles indicados quando não se resiste a um “docinho” de sobremesa, mas não se quer prejudicar a dieta.

Obtenha mais informações sobre os benefícios do consumo de chocolate amargo em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/corpo/conteudo_293410.shtml?pag=2

Diana V S Costa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: