Uso Racional da Água – Parte II

“O sertão vai virar mar… e o mar vai virar sertão”

Uso Racional da Água – Parte II

Captação de água da chuva: “Não é porque a água cai do céu que vamos desperdiçar – Epagri – SC”

A campanha divulgada pela Epagri de Santa Catarina trás a importância da captação da água da chuva através de cisternas. Estas são reservatórios de baixo custo, para captação e armazenamento da água da chuva que escorre de telhados de aviários, pocilgas e construções rurais, servindo também de depósito para fontes protegidas.

Para que a água da chuva permaneça em bom estado de conservação, a cisterna deve ser feita de forma que fique bem fechada, sem entrada de luz, se possível subterrânea  diminuindo assim a temperatura da água e conseqüentemente retardando a ação das bactérias e o aparecimento de algas.

Dentre as vantagens destes reservatórios podemos citar:

  • Redução do consumo de água potável na propriedade e do custo de fornecimento da mesma em época de estiagem;
  • Disponibilização de água em épocas de estiagem, com baixo custo;
  • Aproveitamento de um recurso natural disponível;
  • Garantia de continuidade das atividades agropecuárias na propriedade em épocas de estiagem;
  • Diminuição dos custos para o agricultor e para o poder público no transporte de água com tratores e caminhões tanques, podendo estes recursos serem disponibilizados para outras obras.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais, sendo assim, porque não aproveitar até mesmo a água que cai do céu!!

Esta água pode ser utilizada para o saneamento básico; higienização de instalações;  higienização pessoal; lavagem de roupas, louça, carro, dentre outros utensílios; irrigação do solo, produção de alimentos (quando fervida), etc.

Lembrando que a água da chuva não é adequada para o consumo humano. Dependendo da localidade, esta chuva pode estar poluída com ácidos acumulados juntamente com a poluição do ar, ocasionando em chuva ácida. Além disto, a água da chuva não possui os sais minerais que necessitamos para a regulação osmótica de nossas células. Sendo assim, não podemos dizer que o consumo de água da chuva é uma fonte de hidratação de nosso organismo. A ingestão de água desmineralizada pode ainda causar risco de cardiopatía isquémica e acidentes vasculares cerebrais. (OMS, 2005a; WHO, 2006; Cotruvo, 2006). Os sais presentes no solo, em contato com os lençóis freáticos, é que nos proporciona a real hidratação que necessitamos ao ingerirmos água.

No caso da captação da água da chuva, este “problema” pode ser resolvido através de um filtro remineralizador, anexado ao sistema de captação de água. Este promove a remineralização através da adição de dióxido de carbono (CO2), Bicarbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio Calcite Calcário (CaCO3).

Além da captação da água da chuva, existem outras formas de utilizar a água de forma racional, em situações que vivenciamos em nosso dia – a – dia. Leia em “O uso Racional da Água – Parte III”.

Fontes pesquisadas:

http://www.lenntech.com.pt/processos/remineralisation/remineralizacao.htm

http://www.epagri.rct-sc.br

Diana V S Costa

One response to this post.

  1. Posted by Márcio Pires on 04/11/2009 at 9:06 PM

    Muito boa essa materia é muito interessante esse grafico que mostra o uso da reutilização da agua da chuva!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: