Grupo de estudantes fará expedição de bicicleta entre Chile e Argentina

Ushuaia, Argentina

Diana V S Costa divulgando:

Percorrer 2.800 quilômetros que separam as cidades de Ushuaia, na Argentina e Puerto Montt, no Chile, em pedaladas. Esse é o desafio do projeto EcoAustral2010, que será empreendido por seis estudantes. Com apoio da UFSC, do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da Universidade, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Associação dos Cicloviários da Grande Florianópolis, os cicloviajantes farão o trajeto em 31 dias.

Figura 2. Puerto Montt, Chile   

A meta é promover o uso da bicicleta como veículo de transporte sustentável e ecológico, além de conhecer e promover seu uso dentro das unidades de conservação. A expedição vai também permitir que o grupo conheça e documente práticas de conservação dos recursos naturais e de desenvolvimento sustentável ao longo do percurso.

Devido a limitações financeiras e aos compromissos acadêmicos e profissionais, o grupo optou por iniciar a travessia a favor do vento, retornando em direção a Puerto Montt. Os estudantes sairão de Florianópolis de ônibus, no dia 27 de dezembro, em direção à cidade  de Ushuaia, onde será iniciada a expedição de bicicleta.

De Puert Montt, localizada às margens do Oceano Pacífico, a equipe seguirá em direção à Santiago, de ônibus, de modo a participar da Bicicletada e acompanhar a obra do Plan Santiago en Bicicleta, junto dos engenheiros do Ministério dos Transportes do Chile.

Outros pontos marcantes serão o Parque Nacional Los Glaciares (neste local parte a maioria dos passeios que leva os turistas para o famoso glaciar Perito Moreno, um dos maiores espetáculos da natureza), o Parque Nacional Torres del Paine (ainda no Chile) e o Parque Nacional Terra do Fogo, já na cidade de Ushuaia, na Argentina.

Ao longo do percurso o grupo vai mapear, visitar e documentar as Unidades de Conservação. O registro da viagem será feito em fotos e vídeos para posterior divulgação em palestras e exposições em escolas, universidades e eventos.

“O ideal seria que pudéssemos utilizar a bicicleta desde nossas casas até o destino final, voltando também de bicicleta. Mas foi decidido que a equipe fará o trajeto de Florianópolis até o Chile em ônibus coletivo, pois assim teremos a oportunidade de conhecer um maior número de cidades, de ecossistemas, de unidades de conservação e de centros de educação ambiental”, explica o estudante de Engenharia de Produção Civil da UFSC, Mauricio Almeida, um dos integrantes do projeto. A equipe retorna da Argentina também de ônibus coletivo, evitando os perigos das estradas do sul do Brasil.

Essa não é a primeira vez que os estudantes encaram desafio desse tipo. Este ano parte do grupo pedalou 1.200 quilômetros em uma travessia continental do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, proposta no projeto Travessia Pacífico-Atlântico – O desafio pela sustentabilidade.

Mais informações: Mauricio Almeida  / maufaraon@gmail.com / e também com os demais participantes:

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: