Exercícios rápidos de respiração e Yoga para fazer no trabalho e combater o estresse diário

Mente sã, corpo são

Exercícios rápidos de respiração e Yoga para fazer no trabalho e combater o estresse diário

Mais da metade das situações de afastamento do trabalho no Brasil estão relacionadas, direta ou indiretamente, ao estresse ou às doenças causadas por ele, segundo dados do Isma-BR, que realiza pesquisas na área de gerenciamento do estresse. E o que fazer para combater o estresse que permeia nossas atividades cotidianas? Alguns exercícios simples aliviam as tensões diárias e podem ser feitos no trabalho.

Assim como na meditação, quando trabalhamos precisamos estar atentos e concentrados. Eduardo afirma que é possível usar a respiração como instrumento para focar nossa atenção. “Se sentir sua energia baixa, estiver com pouca vitalidade e desconcentrado, dê ênfase na sua inspiração.”, explica. No momento em que tiver que enfrentar uma reunião difícil, entregar um relatório importante ou simplesmente realizar uma tarefa que exija concentração, faça inalações profundas e conscientes. “Encha o pulmão como se fosse um guerreiro que se prepara para a batalha.” Quando se sentir agitado, ansioso e estressado, pense em sua expiração. Em momentos de tensão, é muito comum observarmos pessoas “bufando” pelos cantos, o que nada mais é do que uma maneira natural e inconsciente do corpo de tentar se livrar da pressão a que está submetido naquele momento. Uma respiração lenta, profunda e de qualidade, porém, pode aliviar o estresse mais rápido e com resultados duradouros. O ideal é fazer as expirações durarem duas vezes mais do que as inspirações, por exemplo: se inspirou durante cinco segundos, expire por dez. Repita isso de três a cinco vezes.

Outros tipos de exercício respiratório podem ser executados de acordo com a sua necessidade. Se desejarmos melhorar nossa concentração, devemos tampar a narina direita e só respirar pela esquerda por alguns minutos. Se quisermos melhorar nossa intuição, diminuir a ansiedade e acalmar os ânimos, devemos tampar a narina esquerda e só respirar pela direita. Depois de realizar esses exercícios, perceberemos que uma narina estava mais aberta do que a outra. Isso porque respiramos de forma alternada: ora o ar passa pela narina direita, ora pela esquerda. Se aprendermos a alterar nosso ritmo respiratório, poderemos influenciar nossas emoções.

A técnica respiratória ujjayi, que em sânscrito significa respiração vitoriosa, pode ajudar a aliviar o estresse, pois promove a transformação do ambiente interno de cada um. Com as pernas cruzadas e as costas eretas, realiza-se uma pequena contração da glote, como se sussurrássemos a letra “a”: o som produzido lembra o barulho do mar. Combater o estresse é muito simples. Esses exercícios não levam nem cinco minutos e podem tornar o cotidiano muito mais prazeroso.

Três dicas para manter uma respiração consciente e controlada fora dos momentos de tensão:

1. Manter a postura ereta e confortável facilita a entrada e saída do ar, além de preservar o espaço suficiente para que seu abdômen se expanda durante inspiração.

2. Ao observar sua respiração, será possível perceber que ela está diretamente ligada ao seu estado emocional. É muito difícil controlar as emoções, mas é possível influenciar nosso estado emocional através da respiração. Quando respiramos bem, conseguimos nos recuperar mais rápido de qualquer emoção que possa afetar nosso estado de harmonia.

3. Sem prática não há resultado. Fazer posturas de Yoga e respirar profunda e conscientemente por alguns minutos todos os dias o ajudarão a manter seu foco de atenção e preservar a harmonia do dia-a-dia.

NAMASTE

Diana V S Costa (divulgando)

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