Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha apresenta Fórum “Green Talents” para jovens cientistas

Diana V S Costa divulgando:

Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha apresenta Fórum “Green Talents” para jovens cientistas

Qui, 13/Mai/2010

green_talentsSão Paulo, maio de 2010 – O Ministério Federal Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF) convida  jovens cientistas de todo o mundo, especializados na área do desenvolvimento sustentável, para participarem da segunda edição do concurso “Green Talents – Fórum Internacional para Grandes Potenciais no Desenvolvimento Sustentável”.

Com o apoio da professora Annette Schavan, Ministra Federal Alemã da Educação e Pesquisa, o concurso vai dar a 15 excepcionais cientistas a oportunidade de se reunirem e trocarem opiniões com os maiores especialistas na Alemanha. Os vencedores participarão de um fórum internacional de 10 dias sobre ciência, que será realizado na primavera de 2010. Neste encontro, será dada atenção especial ao “Ano da Ciência 2010 – O Futuro da Energia”, anunciado pelo BMBF face à importância global deste tema.

Os “Green Talents” visitarão universidades líderes, instituições de pesquisa e empresas ativas no campo do desenvolvimento sustentável para reunir informação específica sobre atividades de pesquisa e conhecer oportunidades para cooperação com parceiros alemães. O fórum também contará com reuniões individuais com especialistas, uma oportunidade para os “Green Talents” apresentarem as suas próprias pesquisas, com diversos eventos culturais e com a cerimônia de entrega do prémio no Fórum “Investigação para Desenvolvimento Sustentável” (FONA) do BMBF em Berlim.Durante o ano, após a participação no “Green Talents Fórum”, os vencedores da competição serão convidados a voltar à Alemanha para uma estadia para pesquisa adicional (até três meses). O financiamento será proporcionado pelo BMBF.

A Alemanha procura ter responsabilidade global na promoção de um desenvolvimento sustentável. O poder inovador do país nesta área torna-o um forte parceiro de Pesquisa e Desenvolvimento para grupos de investigação internacionais, especialmente de países em desenvolvimento e mercados emergentes. Os pesquisadores alemães e de todo o mundo já se beneficiam com diversas colaborações ativas, e o Governo Federal Alemão pretende aumentar esta troca de conhecimento, especialmente com jovens cientistas. Por este motivo, o BMBF lançou o concurso internacional “Green Talents” em 2009.

Em 2009, três pesquisadores brasileiros, com 12 outros jovens cientistas de todo o mundo, venceram o concurso “Green Talents”: Dra. Juliana Aristéia de Lima (Universidade Estadual de Campinas), Antônio Carlos Caetano de Souza (Universidade Estadual Paulista) e Dr. Caetano Dorea (Universidade de Glasgow).

Os documentos de inscrição devem ser enviados para greentalents@dlr.de Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 20 de Junho de 2010.

Os trabalhos inscritos devem estar inseridos nos campos de:

• Produção mais limpa na indústria;

• Proteção do Clima e adaptação às alterações climáticas – eficiência em energia e redução de CO2;

• Material e eficiência dos recursos – gestão sustentável dos recursos;

• Gestão sustentável do uso da terra;

• Gestão de recursos hídricos;

• Inovações no setor de serviços relacionadas à sustentabilidade

e estratégias de sustentabilidade na elaboração das políticas empresariais e da sociedade.

A escolha dos vencedores será feita por um júri especializado, entre eles:

• Prof.: Reinhard Hüttl – Diretor Executivo Científico do GFZ German Research Centre for Geosciences, Potsdam, e presidente da German Academy of Science and Engineering (acatech);

• Profª.: Beate Jessel – Presidente da German Federal Agency for Nature Conservation;

• Profª.: Karin Lochte – Diretora do Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research (AWI), na Associação Helmholtz, Bremerhaven;

• Prof.: Hermann Requardt – Membro do Conselho de Administração da Siemens AG.

Para mais informações sobre o concurso e formas de participação, acesse o site “Green Talents”: www.greentalents.de

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: